segunda-feira, 23 de maio de 2011

Palestra do dia 23/05/2011




Professores e estudantes tiveram os primeiros contatos com o projeto e seus objetivos


A palestra contou com forte participação dos professores e estudantes de vinte e uma escolas de todas as regiões de São Vicente


Também estiveram presentes representantes de algumas escolas do município de Praia Grande
O resultado do encontro foi bastante positivo!

Vídeo da Palestra




Vídeos utilizados durante a palestra











Sínteses e avaliações feitas por professores e estudantes


Fernanda Nunes
Professora
E.E Profº Julio Pardo Couto de Praia Grande-SP


    Síntese – Nosso primeiro encontro foi maravilhoso, eu achei que ia ser como das outra vezes que nós, estudantes, somos escolhidos para representar a escola, e no final acabamos sem fazer absolutamente nada. Quero ir até o 9º encontro!

    Avaliando o encontro - Interessante foi a forma de como eu me conduzi junto com meu amigo a vir a uma "palestra/encontro" que por sinal, foi maravilhosamente bem executada com vídeos, "filminhos", e em exatamente 1 min e 8 segundos, eu consegui aprender mais geografia do que em 5 anos. Admirei todos os mapas e a partir de hoje, meu estudo de geografia com certeza vai ser mais aprofundado.

___________________________________________________________


Marisa Zanon Pina
Professora de Língua Portuguesa da
EE Profª Magali Alonso de Praia Grande-SP


    Síntese: Projeto sobre Leitura, envolvendo a escola e todos que participam no processo de aprendizagem do educando, um exercício de conscientização nas ações professor - estudante - escola, para que amplie os conhecimentos de forma significativa: Educar exige Mudanças, isto é uma maneira nova de contextualizar o mundo, visto que o jovem precisa estar qualificado, com habilidades e competências que insiram na realidade, para a prática profissional: a necessidade do ser estar em sintonia com o mundo atual.

    Avaliação: O encontro foi interessante, pois demonstrou a vontade de mudar e orientar os ensinamentos para os estudantes de forma lúdica, com música e filmes, porém, com a preocupação de formar jovens cidadãos que estejam preparados para atuar nas diversas áreas.

___________________________________________________________


Mariane Felipe
Estudante
Escola Maria Thereza da Cunha Pedroso


    Meu nome é Mariane, eu sou da escola Maria Thereza da Cunha Pedroso. Eu fui assistir uma palestra sobre leitura com o professor Valther, eu gostei muito porque ele fala de coisas que acontecem nos dias de hoje, no começo eu achava que não ia ser uma palestra interessante, mais depois eu fui descobrindo de coisas que eu nem sabia e que são muito importantes para nossa educação.

    Ele falou sobre educação, como os pais educam seus filhos hoje, e como eles são na escola, sobre o comportamento deles, e o que os professores devem fazer a respeito disso. Ele comentou sobre o uso de celular na sala de aula, passou videos para as pessoas que estavam lá debaterem sobre esse vídeo e dizer o que estava querendo nos informar. Ele falou das histórias que ele já passou na vida para ser professor e educador, falou de geografia sobre os mapas de uma maneira muito engraçada e falou de outras coisas também que são muito importantes.

___________________________________________________________


Giovanna Corrêa
Estudante
Escola Deputado Rubens Paiva da Praia Grande


    Meu nome é Giovanna Corrêa, estudo no colégio"Deputado Rubens Paiva", da Praia Grande.
Primeiramente queria agradece-lo por ter convocado nossa escola para participar do projeto "educar para mudar o mundo".

    Este projeto é muito interessante, e contem propostas e idéias muito boas!

    Estou muito por ele, e tenho certeza que vai ser muito gratificante para mim participar das palestras e dos nossos 9 encontros!

    Estou esperando ansiosa para o próximo encontro para debatermos mais sobre o assunto.

4 comentários:

  1. Bom, não me canso de assistir suas palestras, Valther acaba nos prendendo no mundo da educação. Agora que estou fazendo cadeiras na faculdade sobre educação e estando um pouco mais "dentro" dessa realidade percebo que não podemos apenas ouvir, ou reproduzir, e sim FAZER!
    E isso que encontro nas palestras do Valther, uma motivação para fazer acontecer.

    Parabéns Valther pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Foi demais,tomara que todos os outros encontros sejam legais assim,é uma coisa diferenciada criativa e muito bem direcionada.Os conhecimentos que adquirimos a cada palestra com certeza usaremos no Alexandrina , não só na teoria como na prática.
    E como uma menina um dia disse "A nossa educação esta no caminho certo" :D

    ResponderExcluir
  3. Estava dando uma olhada no blog e percebi uma coisa a cada segundo o numero de acessos aumenta e isso é bom :D

    ResponderExcluir
  4. Os encontros estão sendo maravilhosos.

    ResponderExcluir